Turismo
Turismo
Turismo

Museu de Arte Moderna da Bahia

Museu de Arte Moderna da Bahia

Também conhecido como Solar do Unhão, o Museu de Arte Moderna da Bahia integra um sítio histórico do século XVIII, às margens da Baía de Todos os Santos em Salvador, composto pelo Solar, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, um cais, um aqueduto e a antiga senzala.

Em 1690, residiu no local o Desembargador Pedro Unhão Castelo Branco, que vendeu a propriedade, em 1700, a José Pires de Carvalho e Albuquerque, que por sua vez, ali estabeleceu morgado, conduzindo a propriedade à sua fase áurea: datam do século XVIII os painéis de azulejo português e o chafariz.

Com o declínio da economia açucareira, o Solar foi arrendado, período em que passou por um processo de relativo declínio. No início do século XIX, a propriedade pertencia a Antônio Joaquim Pires de Carvalho e Albuquerque, Visconde da Torre de Garcia D'Avila, sendo utilizada como residência urbana da família. Nas instalações do engenho de açúcar funcionou uma fábrica de rapé, entre os anos de 1816 a 1926, e trapiche, em 1928. O solar serviu ainda de depósitos de mercadorias destinadas ao porto de Salvador e, mais tarde, serviu como quartel para os fuzileiros navais que serviram na Segunda Guerra Mundial.

O conjunto foi tombado pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na década de 1940. Posteriormente, foi adquirido pelo Governo do Estado para sediar o Museu de Arte Moderna da Bahia. Após um trabalho de restauração com projeto da arquiteta Lina Bo Bardi, o MAM foi inaugurado em 1969, oferecendo oito salas de exposição, teatro-auditório, sala de vídeo, biblioteca especializada e banco de dados.

O Solar sedia o Museu de Arte Moderna, que conta com um acervo de arte contemporânea abrangente, com cerca de mil obras, com destaque para trabalhos de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, José Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri. Além de uma programação específica para cada exposição, que, normalmente, conta com encontros com artistas, ciclos de conversa sobre arte, oficinas associadas às mostras, palestras e expedições, o MAM realiza atividades culturais diferenciadas como o Jaz no MAM.

Endereço: Av. Contorno, s/n - Dois de Julho, Salvador - BA

Horário de funcionamento: Terça a domingo 13h às 18h.

Entre em contato para confirmação do horário de funcionamento durante a pandemia: (71) (71) 3116-8877

FONTE: Pelourinho Dia e Noite

Restaurantes mais próximos: Amado, Lafayette, Soho, Lôro Bahia Marina

Ministério do Turismo apresenta:

Tempero Bahia
Quer saber mais sobre o Festival? Fale conosco
Siga-nos em nossas redes
Tempero Bahia
2020 - 2022. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital