O Festival

Nossa História

Uma vez por ano, há 12 anos, Praia do Forte, uma Vila charmosa do Litoral Norte da Bahia, recebe o Tempero e acrescenta cultura e sabor ao destino. Chefs de todo o Brasil e da Bahia, chegam até o local e promovem um verdadeiro festival de sabores para turistas, visitantes e comunidade. A valorização da cultura local e a música instrumental de qualidade agrega valor ao destino e desenvolve a economia criativa. Crescemos junto com o empreendedorismo e a certeza de poder encantar os clientes com a cultura brasileira e com  sugestões de pratos inovadores que até hoje estão nos cardápios de muitos restaurantes da região.


Tempero Bahia

Em 2017, o Tempero chegou à Salvador, em parceria com a Boa Lembrança, trazendo os sabores da Baía de Todos os Santos, da carne de fumeiro aos frutos do mar.Um grande sucesso  que se repete em 2018, na sua 2ª edição, afinal, Salvador é a capital da terra do dendê, dos temperos, da pimenta e dos sabores.

Para 2018, o tema escolhido do Festival na capital, é o O PALMITO PUPUNHA, com produção local no extremo sul da Bahia. Os restaurantes participantes poderão usar qualquer proteína com o PALMITO, mas aqueles que desejarem, terão a oportunidade também, de apresentar uma opção vegetariana, um estímulo à qualidade de vida.

O palmito pupunha difere do tradicional em relação ao sabor (mais doce) e à coloração (mais amarelada). Seu caráter mais firme permite que não se desmanche com o cozimento e a inexistência da enzima peroxidase em sua composição, faz com que não escureça rapidamente após o corte, o que possibilita uma conserva sem aditivos químicos e torna viável o seu consumo "in natura".


Créditos das fotos: Matheus Tourinho

ALÉM DE DELICIOSO, O PALMITO TRÁS MUITOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE.

1 - Fonte de potássio: O mineral é de suma importância para o bem-estar do nosso organismo, isso porque ele é responsável por beneficiar a nossa saúde óssea e muscular. Ajuda a regular o metabolismo e combate os sintomas do estresse e da ansiedade.

2 - Vitamina C: Com uma grande quantidade de vitamina, o palmito ajuda a manter saudável o nosso sistema imunológico, prevenindo a propensão de gripes e resfriados, entre outras infecções.

3 - Age em prol dos músculos: Além da presença do potássio que contribui para a saúde muscular, também encontramos o zinco, um mineral que ajuda a sintetizar as proteínas, que são fundamentais para os músculos.

4 - Fibras alimentares: Ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol "ruim", diminuindo o desenvolvimento das doenças cardiovasculares e diabetes.

5 - Proporciona saciedade: O palmito é rico em fibras que ajudam a aumentar o tempo de saciedade, evitando a gula e impedindo o ganho indesejado de peso.

6 - Melhora o funcionamento do intestino: Os alimentos fontes de fibras alimentares ajudam a regular o intestino, prevenindo a constipação e até mesmo as hemorroidas. Além disso, beneficia o sistema digestório, aliviando os desconfortos causados por inchaço e retenções de líquidos.


Créditos das fotos: Matheus Tourinho

 

Em 2018, mais de 20 restaurantes em Salvador, de Itapuã ao Centro Histórico, estarão participando e criando pratos que valorizem a nossa estrela desse ano: O Palmito Pupunha.



CULTURA e PASSEIO PÚBLICO

Além do Circuito Gastronômico em restaurantes de Salvador, sobre a cultura da gastronomia, o Festival apresenta também música instrumental de qualidade, que tem como palco principal,  o Passeio Público, primeiro espaço oficial de lazer da cidade, criado pelo Conde dos Arcos em 1810. Como estímulo à ocupação dos  espaços culturais e históricos de Salvador, o TEMPERO BAHIA, agrega valor ao espaço,  trazendo visibilidade a um dos lugares mais belos da cidade.



ATRAÇÕES NO PASSEIO PÚBLICO:

MÚSICA INSTRUMENTAL
Shows de música de qualidade  oferecidos gratuitamente ao público nos finais de tarde.


MERCADO DO  PASSEIO 
Artesanato, arte e design, gastronomia,  e os mais variados produtos são expostos para exposição e comercialização. Muito mais expositores e opções em 2018.


COZINHA SHOW  
Aulas gratuitas sobre gastronomia brasileira com Chefs convidados

 

 ESPERAMOS VOCÊS!

Ministério da Cultura e Cielo apresentam
Tempero
Tempero Bahia
Tempero Bahia
Patrocínio
Lei de Incentivo a Cultura
Lei de Incentivo a Cultura
Cielo
Cielo
Apoio
Bahia Governo do Estado
Bahia Governo do Estado
CM Venturoli
CM Venturoli
Senac
Senac
SEBRAE
SEBRAE
Prefeitura de Salvador
Prefeitura de Salvador
Aplicativo de Mobilidade Oficial
99 POP
99 POP

30% desc. Ida e Volta pro Passeio Publico (18 e 19/08)

Hotel Oficial
Wish
Wish
Apoio Divulgação
Band News
Band News
Organização e Produção
2D Marketing Promocional
2D Marketing Promocional
Realização
Ministério da Cultura
Ministério da Cultura
Brasil Governo Federal
Brasil Governo Federal
Quer mais informações? Fale Conosco
Edição Anterior 2017
Tempero Bahia
2017 - 2018. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital