Ministério da Cidadania apresenta

Festival de Festival de Cultura e Gastronomia Cultura e Gastronomia

Salvador · 15 A 25/AGO.2019

Chefs

Jorge Washington – Afro Chef (BA)
Jorge Washington – Afro Chef (BA)

Participação: Cozinha Show
"Culinária afetiva afro-baiana"
Maxixada de carne seca

Jorge Washington, ou melhor, o nosso afrochefe Jorge Washington  desde a adolescência já  contava com  o  aval dos  amigos  mais  próximos  e  dos  participantes  dos  eventos  promovidos  pelo  Bando  de  Teatro  Olodum, como  a  Feijoada  do  Vila para o seu tempero e talento na cozinha. A dedicação  pela  cozinha  começou  ainda  na  infância,  quando  Jorge  já era  o  titular  entre  os  irmãos  para  receber  as  notas  para  ir  à  feira  comprar  os  ingredientes  para  ajuda  sua mãe  Georgina  Rodrigues  da  Silva.  Daí  para  pegar  gosto  foi  fácil.  Após  a  fase  de  compra  dos  materiais,  ele foi  paulatinamente  alcançando  outros  cargos  e  ocupando  a  função  de  cortar  temperos,  tratar  as  carnes  e, finalmente,  aprender  as  formas  e  estratégias  para  deixar  cada  preparação  mais  saborosa.
Entre os principais pratos preparados pelo afrochefe estão o Bacalhau  martelo,  galinha  ao  molho  pardo,  moqueca  de  feijão,  xinxim  de  bofe,  moqueca  de  miraguaia sem  contar  as  criações  ou  adaptações,  como  maxixada  de  carne  seca,  moqueca de  carne  seca  com  mamão  verde,  fígado  com  maxixe  e  outros  pratos. Com seu avental  – claro,  de  tecido  africano  assim  como  a  toque  blanche  (touca  utilizada  por  chefes)  –  nosso  afrochefe segue pautado  sempre  pela  militância  na  causa  negra harmonizando – mensalmente no Projeto Culinária Musical e nas suas apresentações da culinária afrobaiana -  culinária, ancestralidade e afetos mensalmente nos encontros do Projeto Culinária Musical.
 

José Morchon (ESPANHA/BA)
José Morchon (ESPANHA/BA)

Restaurante: La Taperia 
Prato: Carilleras com salsa de vinho tinto, mix de batatas assadas e farofa de pata negra

Nasceu em Valladolid e na mesma cidade se formou em Hotelaria, no ramo de Cozinha. Trabalhou em vários restaurantes da cidade, dentre eles os três mais importantes: La Parrilla de San Lorenzo, Don Bacalao e Los Zagales de la Abadia. Sua especialidade: Carnes e caças. Numa viagem de férias à Bahia, a mãe da Juli colocou em suas cabeças a ideia de abrir um restaurante em Salvador. De volta à Espanha, montaram o conceito do negócio e chegaram à conclusão de que um bar de tapas espanholas tinha muito a ver com a Bahia.

Julie Allegro (BA)
Julie Allegro (BA)

Participação Cozinha Show 
"Cafés da Bahia"
Como preparar o expresso perfeito
 

Julie Allegro é empresária e barista, responsável pela Cafeteria Latitude 13, que em 2019, teve seu café premiado, eleito o melhor do país, após concorrer com cafeterias badaladas do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Para ela, que comanda a Latitude 13, só tem uma explicação para o prêmio: a qualidade do que servem ali. E ela pode falar de qualidade sem recorrer a terceirizações, já que responde por toda a cadeia, desde a plantação até a xícara. 
Os grãos são produzidos em duas fazendas, a Aranquan e a Progresso, nas cidades de Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina.
Os cafés especiais da marca já foram do Vaticano, para serem bebericados pelo papa, ao restaurante londrino Fifteen, do chef Jamie Oliver. Para estarem mais próximos dos consumidores baianos, resolveram abrir, em 2014, um espaço no Mercado do Rio Vermelho. Por ali há mais de 30 tipos de bebidas à base de café, incluindo “rituais” para que o cliente descubra seu método preferido de extração, do tradicional coador de pano à prensa francesa, passando pela extração a frio.
 

Lucius Gaudenzi (BA)
Lucius Gaudenzi (BA)

Restaurante: Du Chef
Prato: Aloha Axé – Arroz de lula com açafrão da terra

Comandado pelas mãos sábias e habilidosas de Lucius, o Du Chef é especializado na culinária Contemporânea Moderna, na boa mesa Mediterrânea, nos sabores Brasileiros e na mistura perfeita de ingredientes do mundo inteiro na Fusion Cuisine! Lucius Gaudenzi é chef reconhecido. Surfou (literalmente, pois era atleta profissional) por muitas ondas incríveis para se aperfeiçoar, incluindo a Le Cordon Bleu de Paris, a HOSTEC International College Australia e Senac Brasil, e se tornou Restauranteaur pelo Instituto de Negócios da Gastronomia e Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia.

Luis Barromeu (BA)
Luis Barromeu (BA)

Restaurante: Portuguesa Maluca
Prato: Axé Ora Pois - Vatapá de bacalhau com cubo de bacalhau empanado na tapioca, arroz de coco na trouxa de couve com farofa de pão português ao perfume de coco e pimenta doce, legumes ao molho de moqueca

Monica Morais (Angola/BA)
Monica Morais (Angola/BA)

Restaurante: De Alem Mar
Prato: Tarte de chocolate amargo com creme de amarula e nata.

Ministério da Cidadania apresenta

Tempero Bahia

Quer mais informações?

Edições Anteriores: 2017 | 2018
Tempero Bahia
2019 - 2020. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital