Ministério da Cidadania apresenta
Festival de Cultura e Gastronomia
Etapa Salvador do Projeto TEMPERO NO FORTE
15 A 25/AGO.2019
Participação: Cozinha Show
"Culinária afetiva afro-baiana"
Maxixada de carne seca
Jorge Washington, ou melhor, o nosso afrochefe Jorge Washington desde a adolescência já contava com o aval dos amigos mais próximos e dos participantes dos eventos promovidos pelo Bando de Teatro Olodum, como a Feijoada do Vila para o seu tempero e talento na cozinha. A dedicação pela cozinha começou ainda na infância, quando Jorge já era o titular entre os irmãos para receber as notas para ir à feira comprar os ingredientes para ajuda sua mãe Georgina Rodrigues da Silva. Daí para pegar gosto foi fácil. Após a fase de compra dos materiais, ele foi paulatinamente alcançando outros cargos e ocupando a função de cortar temperos, tratar as carnes e, finalmente, aprender as formas e estratégias para deixar cada preparação mais saborosa.
Entre os principais pratos preparados pelo afrochefe estão o Bacalhau martelo, galinha ao molho pardo, moqueca de feijão, xinxim de bofe, moqueca de miraguaia sem contar as criações ou adaptações, como maxixada de carne seca, moqueca de carne seca com mamão verde, fígado com maxixe e outros pratos. Com seu avental – claro, de tecido africano assim como a toque blanche (touca utilizada por chefes) – nosso afrochefe segue pautado sempre pela militância na causa negra harmonizando – mensalmente no Projeto Culinária Musical e nas suas apresentações da culinária afrobaiana - culinária, ancestralidade e afetos mensalmente nos encontros do Projeto Culinária Musical.
Restaurante: La Taperia
Prato: Carilleras com salsa de vinho tinto, mix de batatas assadas e farofa de pata negra
Nasceu em Valladolid e na mesma cidade se formou em Hotelaria, no ramo de Cozinha. Trabalhou em vários restaurantes da cidade, dentre eles os três mais importantes: La Parrilla de San Lorenzo, Don Bacalao e Los Zagales de la Abadia. Sua especialidade: Carnes e caças. Numa viagem de férias à Bahia, a mãe da Juli colocou em suas cabeças a ideia de abrir um restaurante em Salvador. De volta à Espanha, montaram o conceito do negócio e chegaram à conclusão de que um bar de tapas espanholas tinha muito a ver com a Bahia.
Participação Cozinha Show
"Cafés da Bahia"
Como preparar o expresso perfeito
Julie Allegro é empresária e barista, responsável pela Cafeteria Latitude 13, que em 2019, teve seu café premiado, eleito o melhor do país, após concorrer com cafeterias badaladas do Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. Para ela, que comanda a Latitude 13, só tem uma explicação para o prêmio: a qualidade do que servem ali. E ela pode falar de qualidade sem recorrer a terceirizações, já que responde por toda a cadeia, desde a plantação até a xícara.
Os grãos são produzidos em duas fazendas, a Aranquan e a Progresso, nas cidades de Ibicoara e Mucugê, na Chapada Diamantina.
Os cafés especiais da marca já foram do Vaticano, para serem bebericados pelo papa, ao restaurante londrino Fifteen, do chef Jamie Oliver. Para estarem mais próximos dos consumidores baianos, resolveram abrir, em 2014, um espaço no Mercado do Rio Vermelho. Por ali há mais de 30 tipos de bebidas à base de café, incluindo “rituais” para que o cliente descubra seu método preferido de extração, do tradicional coador de pano à prensa francesa, passando pela extração a frio.
Restaurante: Du Chef
Prato: Aloha Axé – Arroz de lula com açafrão da terra
Comandado pelas mãos sábias e habilidosas de Lucius, o Du Chef é especializado na culinária Contemporânea Moderna, na boa mesa Mediterrânea, nos sabores Brasileiros e na mistura perfeita de ingredientes do mundo inteiro na Fusion Cuisine! Lucius Gaudenzi é chef reconhecido. Surfou (literalmente, pois era atleta profissional) por muitas ondas incríveis para se aperfeiçoar, incluindo a Le Cordon Bleu de Paris, a HOSTEC International College Australia e Senac Brasil, e se tornou Restauranteaur pelo Instituto de Negócios da Gastronomia e Escola de Gestão de Negócios da Gastronomia.
Restaurante: Portuguesa Maluca
Prato: Axé Ora Pois - Vatapá de bacalhau com cubo de bacalhau empanado na tapioca, arroz de coco na trouxa de couve com farofa de pão português ao perfume de coco e pimenta doce, legumes ao molho de moqueca
Restaurante: De Alem Mar
Prato: Tarte de chocolate amargo com creme de amarula e nata.
Ministério da Cidadania apresenta
Quer mais informações?