Ministério da Cidadania apresenta

Festival de Festival de Cultura e Gastronomia Cultura e Gastronomia

Salvador · 15 A 25/AGO.2019

Chefs

Andrea Nascimento (BA)
Andrea Nascimento (BA)

Restaurantes: Solar - Palacete das Artes e Solar Rio Vermelho
Prato: Mestiço: Lombo de bacalhau em crosta de ervas e pimenta doce, com crisp de coco. Acompanha vatapá com castanhas

Foi nos idos de 1990 que Andrea Nascimento começou a se aventurar na cozinha. Desde pequena gostava de ver a relação que sua família tinha com a comida, produzida com ingredientes que vinham direto da fonte, no interior. Um experimento aqui outra acolá, lá foi ela abrir seu primeiro negócio, o bistrô Touché, que durante sete anos agitou o Jardim Brasil, na Barra, com crepes e outras criações gastronômicas.  Daí em diante não parou mais de pesquisar, de inventar pratos e de investir em novos negócios ligados à comida. Comandou o Crepe Salvador, no Rio Vermelho, até abrir um espaço no Museu de Arte Moderna que comandou até o Solar do Unhão entrar em reforma. Atualmente, duas casas, batizadas de Solar Gastronomia, estão sob o seu comando: no Rio Vermelho e na Graça (Palacete das Artes). Em ambos, assim como em todos os outros que pilotou, a música, a literatura e a cultura em geral, estiveram sempre lado a lado. Seja nos setlists criados pela própria seja na programação artística que mantém nos dois endereços. Autodiadata, Andrea define sua cozinha como afetiva. “Minhas criações são resultado de muita pesquisa e das minhas memórias afetivas. Digamos que seja uma comida contemporânea carregada de referências pessoais”, diz. Com um novo projeto em andamento, prefere não adiantar nada. Por hora, a novidade é o novo cardápio executivo que está nos seus espaços.

Beto Pimentel (BA)
Beto Pimentel (BA)

Restaurante: Paraíso Tropical
Prato: Dandá de bacalhau e camarão

O premiado Chef Beto Pimentel, do restaurante Paraíso Tropical, tem entre muitos de seus méritos o de ter modificado a cozinha baiana, deixando-a mais leve e igualmente saborosa. Formado em agronomia, o chef Beto Pimentel começa seu trabalho no pomar, de onde saem ingredientes fresquinhos para o preparo de seus pratos. Beto Pimentel é hoje um dos maiores nomes da culinária brasileira.

Claudio Bottino (RJ/BA)
Claudio Bottino (RJ/BA)

Restaurante: Bottino Restaurante 
Prato: Ravioli com açafrão recheado com bacalhau com leite de coco ao molho pomodoro picante

Cláudio Bottino é um Chef completo, gourmet e especializado na culinária italiana internacional. Vem desenvolvendo em sua Central Gastronômica uma série de atividades, todas ligadas a eventos e gastronomia, nas quais a qualidade e a excelência de seus serviços estão em primeiro lugar.

Cristiano Ribeiro (BA)
Cristiano Ribeiro (BA)

Restaurante: SENAC Casa do Comércio
Prato: Terra do Descobrimento: Mix de peixes e frutos do mar, servido na baguete de batata doce com timbale de macaxeira aos molhos de coentro verde e pau brasil

Cristiano Santos Ribeiro, nascido em Salvador-BA. É graduado em Gestão e Recursos Humanos, Certificado PROCHEF – CIA, Curso de Chef SENAC em Campos do Jordão, Cozinha Clássica SENAC/RS, docente dos cursos de capacitação de Cozinheiro, Chefe de Cozinha e Confeitaria Internacional. Avaliador e treinador de jovens competidores da Worldskills Internacional e Américas. Atualmente é Instrutor de Hotelaria do Restaurante Escola SENAC da Casa do Comércio.

Elíbia Portela
Elíbia Portela

Participação: Cozinha Show
"Cozinhando com Elíbia"
Antepastos de Carne do Sol e Fumeiro para servir cm pães, torradas e beijus

Apresentadora do Programa Prato da Casa na TV Bandbahia há 36 anos, Elíbia tem um vasto curriculum. Professora de Culinária e Diretora do Centro Culinário Elíbia Portela há 45 anos e Colunista de Gastronomia no Jornal Tribuna da Bahia há mais de 10 anos, Elíbia tem 18 livros editados, sobre Receitas e alimentação. É pioneira em Técnicas de congelamento de alimentos e Técnicas de cozimento em micro-ondas, na Bahia. Criadora de várias receitas como: Pães Delícias da Bahia, Bolivianos entre outras, Elíbia Portela é ícone na culinária baiana.

Edinho Engel (MG/BA)
Edinho Engel (MG/BA)

Restaurante: Amado
Prato: Arroz caldoso de lagosta

Mineiro e louco por comida baiana, Edinho Engel premiado chef de cozinha, é dono do badalado restaurante Manacá (especializado em frutos do mar), no litoral paulista e está no comando do Amado, Avenida Contorno, o local já virou referência nacional e internacional.

Ministério da Cidadania apresenta

Tempero Bahia

Quer mais informações?

Edições Anteriores: 2017 | 2018
Tempero Bahia
2019 - 2020. Tempero Bahia. Todos os direitos reservados.
Produzido por: Click Interativo - Agência Digital