Instrutor de Hotelaria do Senac Bahia
Participação: Cozinha Show
Nutricionista pelo centro universitário Jorge Amado com 16 anos de experiência em gestão de cozinha e em culinária típica baiana, italiana, francesa, vegana, sem glúten e sem lactose. Capacitado em chefia e organização de cozinha e cozinheiro internacional pelo SENAC. Pós graduando em nutrição ortomolecular pela Estácio FIB.
Participação: Jantar do Origem
Lisiane Arouca, 37 anos, Chef Patissier e Cake Design é formada em Gastronomia pela Estácio Bahia e no curso de Chef de Cozinha pelo Senac. Trabalhou em restaurantes de Salvador como Chef Patissier assinando o cardápio de sobremesas. Foi sócia proprietária do 4Chef’s por 4 anos, empresa especializada em confeitaria personalizada. Atua hoje no Restaurante Origem ao lado do seu esposo Chef Fabricio Lemos.
Restaurante: Bella Gourmet Bistrot
Prato: Risoto de pupunha com filé ao molho de jaboticaba
Prato vegetariano: Risoto de pupunha com brócolis, mix de cogumelos, pesto e tomates cereja assados
Ana Robéria viu na avó culinarista o exemplo a ser seguido na cozinha. Formou-se no Senac e desde 2007 é chef e proprietária do Bella Gourmet Bistrot. Em seu cardápio, os pratos triviais ganham destaque por meio de técnicas de cozinha e bonita apresentação. Um novo olhar, que transforma as receitas do cotidiano em pratos especiais.
Restaurante: Bella Napoli
Prato: Prime Rib suíno em crosta de ervas, servido com risoto crocante de prosciutto e pupunha, acompanha molho shimeji
Prato vegetariano: Tortelone de legumes defumado com capim santo, ao molho de abóbora e alho negro em pupunha
A primeira casa do Bella Napoli de Salvador foi aberta por dona Anna Angelino e seus pais, em 1962, quando chegaram vindos da Itália, numa época em que não havia um único restaurante especializado em comida italiana na cidade. Dona Anna, como é carinhosamente chamada, é uma autodidata na cozinha. Imigrante da Itália, em 1962 saiu do sítio em que vivia com seus pais no interior da Bahia, para fundar o primeiro restaurante italiano da Bahia, um dos primeiros do Brasil. Aprendeu as receitas da casa, inclusive o internacionalmente reconhecido Filet a Parmeggiana do Bella Napoli, com seus pais e avós. Uma cozinha de raiz que se aperfeiçoou na apresentação e sofisticação dos pratos.
Restaurantes: Solar Graça (Palacete das Artes) e Solar Rio Vermelho
Prato: Moranga Solar - camarão na moranga com pupunha gratinado com catupiry.
A inserção de Andréa Nascimento na gastronomia se deu de forma muito natural. Trabalhando desde pequena para ajudar os pais que tinham loja no Mercado Modelo, começou a ter contato com vendas e clientes e a desenvolver seu tino comercial. Sua família valorizava a mesa farta e - pela facilidade de aceso no Mercado Modelo - eles tinham sempre à mesa produtos frescos e de alta qualidade, quer vindos do mar da baía de todos os Santos, quer vindos do interior do estado. Pouco a pouco a Chef Andréa então tornou-se autodidata e, aos 18 anos, foi proprietária da primeira creperia da cidade de Salvador. Vivenciou importantes experiências formativas e imersões gastronômicas no Brasil e no exterior. Ao longo dos anos, foi proprietária de alguns restaurantes na cidade, reunindo prêmios junto à mídia e à opinião pública. Em 2008, há 10 anos atrás, tornou-se Chef Executiva do Grupo Solar. Seu estilo marcadamente contemporâneo, mescla elementos regionais e temperos exóticos à sabores clássicos, produzindo uma culinária que seduz aos olhos e surpreende pelo sabor e pela qualidade.
Restaurante: Pasta em Casa
Prato: Tortelli verde de vitelo ao creme de pupunha
Paulistano de nascimento e soteropolitano de coração, Celso Vieira Pinto é chef de cozinha especializado no ICIF, na Itália, professor do curso de gastronomia da UFBA e tradutor de livros de gastronomia para clientes como Editora Abril e a Editora Martins Fontes. É proprietário do restaurante Pasta em Casa, em Salvador. No trabalho, ele busca aliar purismo na escolha dos ingredientes com simplicidade na execução dos pratos, obtendo uma qualidade consagrada pelo público da cidade
Restaurante: Bottino Convento do Carmo e Bottino Restaurante
Prato: Salmão ao molho de camarão com risoto e gremolata de pupunha
Cláudio Bottino é um Chef completo, gourmet e especializado na culinária italiana internacional. Vem desenvolvendo em sua Central Gastronômica uma série de atividades, todas ligadas a eventos e gastronomia, nas quais a qualidade e a excelência de seus serviços estão em primeiro lugar.
Restaurante: SENAC Casa do Comércio
Prato: Moqueca de Pupunha ao Perfume da Baiana
Cristiano Santos Ribeiro, nascido em Salvador-BA. É graduado em Gestão e Recursos Humanos, Certificado PROCHEF – CIA, Curso de Chef SENAC em Campos do Jordão, Cozinha Clássica SENAC / RS, docente dos cursos de capacitação de Cozinheiro, Chefe de Cozinha e Confeitaria Internacional. Avaliador e treinador de jovens competidores da Worlskills Internacional e Américas. Atualmente é Instrutor de Hotelaria do Restaurante Escola SENAC da Casa do Comércio.
30% desc. Ida e Volta pro Passeio Publico (18 e 19/08)